A distinção entre ciência, engenharia e tecnologia não é sempre clara. Ciência é a investigação ou estudo racional de fenômenos, com o objetivo de descobrir seus princípios entre os elementos do mundo fenomenal ao aplicar técnicas formais como o método científico. As tecnologias não são normalmente produtos exclusivos da ciência, porque elas devem satisfazer os requisitos de utilidade, usabilidade e segurança.
Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello acompanharam alguns projetos da pós-graduação que estão em andamento nas mãos dos pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (COPPE), maior centro de ensino da América Latina e um dos maiores do mundo nessa área de conhecimento.
Entre eles, estão os novos métodos na área biomédica desenvolvidos para que se possa conhecer melhor o corpo humano, estudos que prometem melhorar o rendimento físico dos atletas e como tomografias computadorizadas podem ajudar a evitar o desgaste do asfalto.
Fica claro que a evolução da tecnologia depende de muitos fatores, ciencia e engenharia atrás do melhor para nossa sociedade, genetica, biotecnologia, energia nuclear, energias limpas... a lista é imensa! Então iremos torcer pela formação de novos profissionais com novas visões e força de vontade para melhorar o mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário