Início

sábado, 26 de novembro de 2011

As dez principais conquistas da Eng. Mecânica

1- O automóvel
2-O programa apolo
3-A geração de energia
4-A mecanização na agricultura
5-O avião
6-Produção em massa de circuitos integrados
7-O condicionamento do ar e refrigeração
8-A tecnologia de engenharia auxiliada por computador
9-A bioengenharia
10-Os códigos e as normas técnicas




1- O desenvolvimento e a comercialização dos automóveis foram considerados a conquista mais importante da engenharia mecânica no século XX. Atribui-se ao engenheiro alemão Nicolaus Otto o projeto do primeiro motor eficiente de combustão interna de quatro tempos. Uma das mais recentes tecnologias inclui os veículos híbridos movidos a gás-eletricidade, freios com dispositivos que evitam o travamento das rodas, pneus de esvaziamento limitado, air bags, temporização variável e células de combustível.



 
2- Em 1961, o presidente John Kennedy desafiou os estados unidos a mandar um homem a lua e trazê-lo de volta são e salvo. Em 20 de julho de 1969, uma população de 3 homens pousaram na lua: Neil Armstrong, Micheal Collins e Buzz Aldrin. Devido aos avanços tecnologicos e ao profundo impacto cultural, o programa apolo foi escolhido como a segunda conquista mais influente do século XX.





 
3- Um aspecto da engenharia mecânica envolve em projetar máquinas que convertem energia de uma forma em outra. Energia abundante e barata é reconhecida como um fator essencial para o crescimento econômico e a prosperidade. A presença da energia eletrica se tornou algo natural, e a falta dela é vista como algo incomum e intolerável.








4-No inicio dos anos 1900, um agricultor era capaz de produzir alimento para apenas um pequeno grupo de pessoas. com tecnologias mais eficientes do século XX, hoje o agricultor pode produzir o suficiente para alimentar 130 pessoas ou mais. Esse aumento de produção de ordem de 40 vezes deve-se, principalmente, ao abandono da tração animal em favor da mecanização. A automação teve inicio, efetivamente, com a introdução dos tratores motorizados em 1916 e o desenvolvimento das colheideiras, que simplificaram muito o processo de colheita de grãos.




5- A aviação comercial de passageiros criou a oportunidade de viagens para fins comerciais e recreativos, e em especial, as viagens internacionais tornaram o mundo um lugar muito menor e mais interrelacionado. Os exploradores e colonizadores do passado levariam 6 meses para cruzar a america do norte em carros de tração animal; as jornadas levavam dois meses por barco a vapor e diligências; e um trem conseguia completar a viagem em cerca de 4 dias. hoje a viagem leva 6 horas por avião comercial e é mais segura e confortável do que nunca. Os americanos atribuem a invenção do avião aos irmãos Wright,  eu particulamente defendo Alberto Santos Dumont como inventor.

Fonte: Introdução a Eng. Mecânica, Jonathan Wickert. Ed. Cengace Learning. 2 edição da tradução norte americana


Em breve divulgarei as outras 5 conquistas da engenharia mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...